sábado, fevereiro 21, 2009

Etiqueta na internet: Netiqueta...

Standard

É essencial que cada usuário reconheça a sua responsabilidade no acesso que tem aos diversos serviços, servidores, sistemas e pessoas na Internet. O usuário é responsável pelas suas ações no acesso aos serviços da rede.



A "Internet" ou a "Net" , não é uma única rede; é um conjunto de milhares de redes independentes que optaram por transferir tráfego entre si. O tráfego enviado para a Internet pode atravessar diferentes redes antes de chegar ao seu destino. Sendo assim, os uusuários implicados na comunicação através da rede devem estar cientes da carga que provocam nas redes independentes que constituem a Internet.



Como usuário da rede, pode-lhe ser permitido o acesso a outras redes (ou sistemas de computadores de uma dada rede), além daquela a partir da qual se liga. Cada rede tem o seu conjunto de regras e procedimentos. Ações que são aceitas num sistema/rede poderão ser controladas ou mesmo proibidas em outras redes. Cabe ao usuário respeitar as regras de outras redes que não a sua. Não se esqueça que, pelo fato de poder fazer determinada coisa, não implica que o deva fazer.



A utilização da rede é um privilégio e não um direito, ou seja, poderá ser recusado em qualquer altura devido a comportamento abusivo. Por comportamento abusivo entende-se a colocação de informação ilegal num sistema, a utilização abusiva de linguagem incorreta (susceptível de afetar terceiros, pela sua natureza) em mensagens públicas ou privadas, o envio de chain-letters (cartas que se destinam a ser enviadas infinitamente), o envio de mensagens em larga escala para grupos de indivíduos que não as solicitaram (SPAM), ou outro tipo de abusos que possam interferir no trabalho de terceiros ou provoquem a congestionamento das redes.



É uma tarefa difícil, senão mesmo impossível, descrever com precisão o que é a Netiqueta. Pode-se, isso sim, enumerar toda uma série de conselhos e regras que possibilitem ao usuário familiarizar-se com este conceito. Antes de qualquer outra consideração, o melhor conselho que se poderá dar é: utilize o seu bom senso. A experiência demonstra que a comunicação por meios eletrônicos tem muitas das suas regras baseadas nas regras que nos permitem viver em sociedade.




ETIQUETA NO IRC



Este texto não está direcionado a ensinar-lhe como usar o IRC. Pelo contrário, ele é um GUIA de como usar a Rede polidamente, efetivamente e de maneira eficiente. A comunicação entre computadores é uma modalidade nova pra um número bem grande de pessoas, e há certas peculiaridades que podem torná-lauma experiência frustrante, até que você aprenda a melhor forma de usá-la. Este documento o auxiliará a escapar de armadilhas comuns a qualquer Rede.



O modo mais fácil de como aprender a usar o IRC é assistir como os outros a usam, iniciando a leitura das notícias e tentar identificar o que as pessoas estão fazendo e porquê. Depois de um período de alguns dias você começará a entender porque certas coisas estão sendo feitas e quais as que não devem ser tentadas.




Nunca esqueça que o nickname que está na sua tela é um Ser Humano como você



Em virtude de sua interação na IRC ser efetuada através de um computador, é fácil esquecer que há pessoas "do outro lado". Situações surgem onde emoções são suscitadas após um contato verbal livre, que pode induzir o surgimento de sentimentos "feridos".



Por favor lembre-se: Pessoas, em qualquer parte do país e do mundo, poderão estar lendo suas palavras. Não ataque-as se você não consegue persuadí-las com seus argumentos.Gritar, praguejar, xingar e abusar dos outros, somente servirá para fazer com que as pessoas se afastem e evitem qualquer contato contigo, ou sequer te ajudem quando estiveres precisando.



Se você se descontrolou por qualquer motivo, por algo ou alguém, espere até que você tenha tido a chance de acalmar-se e refletir a cerca de tudo o que aconteceu. Uma xícara de café (sem cafeína!) ou uma boa noite de sono fará maravilhas em suas avaliações precipitadas. Respostas apressadas criam mais problemas do que resolvem. Tente não dizer aos outros o que você nãogostaria de ouvir numa sala cheia.




Não culpe os Administradores da Rede IRC pelos comportamentos de seus usuários



Algumas vezes, você poderá achar necessário escrever aos Administradores da Rede IRC, acerca de algo que somente eles podem decidir ou esclarecer, muito justo! Isto ocorre, por exemplo, em uma falha do seu software, problemas em um dos irc.servers que compõem a Rede, registro de canais, registro de nicknames, uma mensagem de operação na Rede mal entendida, alguma ação de cliente que requeira comentário, etc. Não há qualquer problema quanto a isto, mas seja polido!



De igual forma os componentes desta mesma Administração, por estarem residindo ou trabalhando em estados diferentes, por vezes necessitam de esclarecimentos por atitudes tomadas por outros membros da Rede - tenhamos em mente que a pessoa a quem nos dirigimos pode não ter qualquer idéia, ou envolvimento com o que tenha acontecido, ou em que você esteja envolvido. Em sendo civilizado e usando de moderação, você estará construindo a possibilidade concreta de ser atendido pronta e solicitamente.




Nunca suponha que uma pessoa esteja falando em nome da Rede IRC



Muitas das pessoas, senão a maioria, das que usam a Rede IRC, a fim de expressarem suas idéias, o fazem de seus lares, ou locais de trabalho, em várias partes do Brasil, e até de outros países. Desta forma, nunca aceite o que as pessoas estão falando como sendo um pronunciamento oficial da Rede, oque está sendo veiculado, a não ser que esteja expressamente grafado como sendo o parecer da brasirc-staff, que é o órgão administrativo da Rede IRC.



Mesmo que algumas pessoas utilizem deste artifício, a fim de que suas palavras ou artigos ganhem peso, ou mais força de persuasão, esta é uma regra para identificarmos, o que é opinião pessoal, e por isto isolada, do que é consenso da Rede e portanto generalizada.




Seja cuidadoso com o que você diz de outras pessoas



Por favor, lembre-se - você têm idéia de quantas pessoas lerão o que você está veiculando? Este grupo possivelmente é formado por seu chefe, o amigo do seu chefe, sua namorada, seu namorado, seu melhor amigo, alguém que não lhe é simpático, etc. Toda a informação que sai de suas mãos, toma vida própria e você dificilmente terá domínio sobre o que ela provocará mais adiante.



Pense duas, ou mais, vezes antes de clicar em send, reply ou enter. A sua correspondência, a sua frase, em qualquer área do IRC, seja lá o que for, a cerca de uma pessoa conhecida ou não, ou uma Instituição, em mãos erradas pode causar sérios danos pessoais e por extensão à Rede IRC como um todo.




Seja suscinto



Nunca diga em 10 frases o que você pode dizer em uma. Diga tudo sucintamente e isto terá um grande impacto. Lembre-se que quanto mais longo for seu artigo, ou a exposição de suas idéias, ou mesmo suas frases, mais chances elas terão de não serem lidas, não por pouco caso ou falta de educação, mas por ser uma característica da sociedade moderna onde tempo gasto desnecessariamente é dinheiro perdido.




Suas frases ou artigos, refletem você - Sinta-se orgulhoso delas.



A maioria das pessoas na Rede, só te conhecem, ou conhecerão, pelo que você diz, e como você se expressa. Elas podem vir a ser, algum dia, seus colegas de trabalho, amigos pessoais e até mesmo inciar um relacionamento mais íntimo. Desta forma tendo cuidado com o que você fala, em cada apresentação, você estará se furtando de situações embaraçosas no futuro. Diminua a tentativa de enriquecer em demasia suas expressões, tornando suas frases simples e de fácil entendimento, que não dêem margens a duplicidade de pareceres. Escrever é uma arte e fazê-lo bem requer prática. Lembre-se, o julgamento que as pessoas farão de você é, e sempre será, sobre o que você escreve, bem como da maneira com que você fez, seja qual for sua posição na Rede IRC.




Use subjects descritivos em suas correspondências



Quando remeter algum e-mail, para quem quer que seja, o espaço reservado ao subject deve ser considerado como um dos espaços mais importantes de sua postagem, visto que há pessoas com uma quantidade de tempo disponível limitada, e que decidirá entre ler ou não um artigo, pelo interesse que o subject lhe despertar.




Pense sempre em sua audiência



Ao expor sua opinião, por e-mail ou no IRC, pense no que as pessoas estão buscando encontrar; tente aproximar-se o mais possível de sua audiência, já que sua mensagem tem uma abrangência limitada ao assunto a ser tratado, utilize isto para conseguir tirar o máximo proveito do seu tempo e do tempo dos outros, tratando sempre de assuntos que sejam da competência de quem receberá a correspondência ou a abordagem. Algumas áreas são de especial interesse geral, outras são restritas em sua especialização, é um arte saber diferenciar as duas áreas.



Procure inteirar-se como estão divididas as áreas de atuação na Rede IRC e encaminhe suas considerações (sugestões ou dúvidas) aos locais certos, agilize o processo e recolha os melhores frutos. Se você não sabe como fazê-lo um bom local é o #brasircop, lá se encontram os IRC Operadores ( ou mais intimamente os IRCOPs), pessoas habilitadas esclarecerem suas dúvidas mais pertinazes. Outra forma é uma "viagem" pelos diversos assuntos de que tratam a Homepage da Rede IRC. Sinta-se à vontade para escolher o seu caminho.




Seja cuidadoso com seu Humor e Sarcasmo



Privada de inflexões de voz e expressões corporais, a comunicação virtual, torna-se fácil ser mal-interpretado. Por causa disto refine seu humor, torne-o de alto nível, há várias formas de você expressar sua alegria, com educação e respeito à pessoa, ou às pessoas, que estão recebendo sua impressão. Não há situação mais embaraçosa do que você abordar alguém de maneira desrespeitosa, ou sarcástica. Demonstra, da pior maneira, sua personalidade profunda.




Evite Polemizar



Uma das razões, primordiais, para termos nossas palavras, ou artigos, recusados, é a polêmica. Contra fatos não há argumentos, se apresentarmos fatos contundentes, fundamentados, não há porque polemizar. Lembremos sempre, que os assuntos na NET, envelhecem com velocidade impressionante e uma reputação é perdida com velocidade mais rápida ainda, e outro fator nào menos importante, ninguém é o dono da verdade.




Envie mensagens direcionadas



Quando um assunto é de interesse geral, mande uma mensagem grupal, especificando no espaço Carbon Copy (Cc) os demais grupos de interesse. Se o assunto é particular, evite generalizá-lo. Isto reduz o tráfego na Rede IRC e evita que uma pessoa que assine várias listas receba várias cópias da mesma mensagem, para isto temos os Owners das diversas listas de correspondência.




Evite repassar mensagens de conteúdo duvidoso



Em qualquer comunidade sempre surgem aqueles que inciam uma onda de boataria, seja dirigida a certas pessoas, em particular, ou a um grupo como um todo. Desta forma é extremamanete importante que se comprove a veracidade de determinada informação, antes de passá-la adiante, se isto não for possível, descartemos a mensagem como sendo de conteúdo duvidoso.




Procure sempre resumir ao máximo sua correspondência



Quando você solicita informações através da Rede IRC, é de bom tom, uma espécie de cortesia, por você não conhecer o assunto, repassar as respostas conseguidas àqueles a quem inicialmente fizestes o questionamento, quando isto ocorrer façamos um resumo, nada de replies em que se copie tudo o que foi recebido, até as assinaturas, vamos preservar a propriedade intelectual, mas sem exageros.



Uma boa forma de se fazer isto, é editar todas as respostas recebidas e compor um único documento, que é postado às listas de discussão, evitando fugir do assunto enfocado; colocando em replies aquilo que for realmente necessário e de maneira ordenada, com um início, um meio e um fim; não utilizar as listas para fins comerciais particulares, a menos que a lista seja direcionada para isto; Ao mudar de assunto em um repply criar um novo subject a fim de esclarecer e facilitar o acompanhamento dos debates; evite quanto possível acentuar suas mensagens, visto que o nº de sistemas, servidores e softwares de recebimento de e-mail dos assinantes das listas serem muito variados; e, evite usar recursos de html em suas correspondências, use texto simples. O intuito é facilitar, simplificar e não contribuir para confusão.



Leve em consideração o tempo disponível das pessoas que as lerão, com bine informações duplicadas e escreva um curto sumário. Tente quanto possível creditar as informações que as pessoas remeteram a você.




Só responda se você tiver resposta diferente e que ela seja correta



Um dos maiores problemas que se têm enfrentado na Rede IRC é o de se fazer um questionamento e muitas pessoas remeterem respostas idênticas. Quando isto acontece, dúzias de respostas clonadas e pobres de conteúdo, circulam, congestionando a Rede. Remeta sua resposta se ela contiver algo que acrescente ao que já foi respondido e somente assim, não se manifeste somente por receio de que você possa ficar anônimo. Leia o restante das mensagens. Se alguém já respondeu, não repita.




Seja cuidadoso a cerca de copyrights e licenças



Um dos cuidados que se deve ter é certificar-se de que tudo o que saí de nossas mãos e mesmo o que nos chega, é a propriedade intelectual de alguém. Existe algo conhecido de "Material de domínio público" e "Material de uso restrito por licença". Somente o primeiro caso permite a circulação de material em dupla via sem maiores consequências; o segundo caso, assume proporções desafiadoras no que se refere a propriedade alheia, principalmente se foi feita sem a devida assumpção de responsabilidades pessoais, às quais recomendamos ao replicar este material. Evitem fazê-lo em nome da Rede.




Cite as referências apropriadas



Não tome idéias alheias como se fossem suas próprias. Você não iria querer que outros tomassem suas idéias como sendo deles. Mostre a eles o mesmo respeito à propriedade de outrem.




Evite atuar como professor



Isto começa quando surge a crença de que sabemos mais do que um companheiro que errou, ou que tenha tido alguma dúvida. Assumimos uma postura bem desrespeitosa. A impressão que se tem é que todos retornam à 3ª série do 1º grau e que o professor tem poucas semanas para ensinar-lhes a matéria que desconhecem. Convenhamos, isto não é nada produtivo, e tende a causar constrangimentos, que passam pelo fato de que se realmente possuímos o conhecimento, ele não será devidamente aproveitado.



Convém lembrar que todos cometemos erros e não somos detentores de todo o conhecimento, além do que, ser polido e educado é uma das maiores virtudes em qualquer lugar.




Não tenha assinaturas muito longas



Existem assinaturas que são belas construções, verdadeiras obras de arte, e muitas pessoas adicionam às suas correspondências, assinaturas que colam-se automaticamente ao final da mensagem. Não as construa muito longas, ao contrário faça-as tão curtas quanto possível. Existem-nas tão grandes e complexas que por vezes são maiores que a própria mensagem. E isto é considerado de muito mau-gosto. Todos crêem que a assinatura é um meio de localizar-nos o mais facilmente possível. Por isso as assinaturas consideradas ideais são aquelas que contém no máximo 5 linhas escritas.




Por favor não use a Rede IRC como meio de projeção pessoal



A Rede IRC não é o local apropriado para você utilizar-se das pessoas que a compõem como um meio de auferir vantagens pessoais ou corporativas. Tudo tem um preço e o esforço de cada um em conseguir o conhecimento que possuem não os torna obrigados a repassarem-nos indiscriminadamente por se encontrarem em rede.



Alguns já tentaram fazer propaganda gratuita de seus trabalhos, e "bombardeiam" os outros com seus anúncios inexperados, a finalidade das listas de discussão e do chat é bem outro. Fazer isto é antiético e constitui-se em abuso pela boa-vontade alheia.




ETIQUETA NO E-MAIL, LISTSERV E USENET



# Consulte a sua caixa de correio eletrônico periodicamente para que esta não ocupe demasiado espaço em disco no servidor.


# Evite receber mensagens excessivamente grandes (> 1 ou 2 MB, por exemplo).


# As mensagens, logo que transferidas para o seu computador, poderão ser apagadas do servidor (feito automaticamente pela maior parte dos programas de correio eletrônico).


# Nunca assuma que o seu correio eletrônico só pode ser lido por si, enquando permanece no servidor. Outros poderão ter acesso à sua caixa por meios ilícitos (e que são normalmente impedidos por mecanismos de segurança).


# Para o envio/recepção de uma mensagem privada de conteúdo crítico, considere a utilização de meios de criptação ou codificação de mensagens.


# No caso de ter espaço em disco reservado no servidor: Mantenha o tamanho dos arquivos no mínimo possível. Caso não sejam necessários no servidor, os arquivos deverão ser transferidos para o seu computador pessoal. Por precaução, verifique, com a ajuda de um anti-virus, os arquivos que transferiu ou recebeu de outros sistemas, para que se possam evitar eventuais ataques de virus. Os arquivos de conteúdo crítico não deverão ser guardados no servidor, ou então deverão ser considerados meios para codificação dos mesmos.


# Escreva parágrafos e mensagens curtas, indo o mais diretamente possível ao assunto em causa.


# Tente focar um só assunto em cada mensagem e dê-lhe um título (subject) esclarecedor, para que os outros usuários possam rapidamente saber do que se trata.


# Não utilize redes acadêmicas para a divulgação de informação de carácter comercial.


# Anexe a sua assinatura no final de cada mensagem de correio eletrônico ou fóruns de discussão. A sua assinatura deverá ter o seu nome e, eventualmente, o cargo que ocupa assim como o seu endereço eletrônico. A assinatura não deverá exceder as 4 linhas de texto (80 caracteres por linha). Outra informação adicional poderia ser o seu endereço e número de telefone.


# Utilize os caracteres maiúsculos só para destacar um parte da mensagem, como um título, por exemplo. *Asteriscos* antes e depois de uma palavra também podem ser usados para fazer um destaque. Escrever outras palavras do texto com caracteres maiúsculos poderá levar o leitor a pensar que (o autor) ESTÁ GRITANDO!!!!!


# Limite o comprimento de cada linha a 80 caracteres e evite introduzir caracteres de controle.


# Siga a hierarquia estabelecida quando tenta corresponder-se com superiores ou membros de outra instituição. Por exemplo, quando faz uma queixa, não escreva diretamente ao responsável de topo!


# Seja claro e cuidadoso no que escreve sobre terceiros. O correio eletrônico pode ser facilmente reenviado para outros.


# Quando fizer referências a outros textos, não se esqueça de incluir as fontes dos mesmos e de respeitar os acordos de copyright e licenciamento (caso existam).


# É considerado extremamente desagradável enviar uma cópia de alguma carta pessoal que tenha recebido para fóruns de discussão da Usenet ou mailing-lists, sem o consentimento do autor.


# Seja cuidadoso quando utiliza expressões sarcásticas ou humorísticas. Quando não está a comunicar frente a frente com alguém, a sua piada pode ser entendida como uma crítica ou pode ferir susceptibilidades.


# Abreviaturas poderão ser usadas sempre que possível. No entanto, não se esqueça que certas mensagens que cheias de abreviaturas e siglas podem ser confusas para o leitor.


Exemplos:


IMHO= in my humble/honest opinion - na minha modesta opinião


FYI = for your information - para sua informação


BTW = by the way - já agora, é verdade..., lembrei-me que


Flame = antagonistic criticism - crítica destrutiva


:-) = smiley/emoticon - boneco sorridente (para denotar um sentimento)




ETIQUETA NO TELNET



O protocolo Telnet permite que um usuário se ligue e trabalhe num servidor distante, recebendo o resultado no seu monitor, como se se tratasse de um terminal diretamente ligado.



* Muitos serviços acessíveis por telnet têm documentação acessível online (ou por ftp). Transfira essa documentação para o seu computador para evitar a leitura durante a sessão de telnet (o que sobrecarrega o servidor, pois uma das portas de acesso fica-lhe reservada).


* Fique ligado ao sistema apenas o tempo necessário para obter a informação que deseja.


* A documentação transferida a partir de uma sessão de de telnet deverá ficar alojada no seu computador pessoal e não no servidor que lhe presta o serviço de acesso.




ETIQUETA NAS SALAS DE CHAT



Como parte integrante da Web, os Chats estão sujeitos às mesmas regras de conduta. Claro é que, apesar das adaptações às necessidades de uso na Internet, todas as regras de boa conduta válidas no bom relacionamento humano também o são aqui. Já que se fala em netiqueta, poderíamos então chamar de chatiqueta o comportamento adequado nos bate-papo.



Nickname


É a forma como você será reconhecido pelos demais integrantes do chat, em outras palavras, o seu apelido. Apesar de toda liberdade na sua escolha, evite palavras de baixo calão ou de duplo sentido, certamente isso fará que você seja isolado pelos demais. Uma vez escolhido um nick é interessante mantê-lo, você acabará sendo reconhecido por ele.



Acessando


Ao acessar o local onde é realizado o chat é normal enviar a todos os componentes do mesmo uma mensagem de cumprimento. Muito embora seja normal que ela seja retribuída, não espere que todos o façam, principalmente em locais com muitos participantes. Tal observação é igualmente válida por ocasião de sua despedida quando estiver se retirando do local de bate-papo.



Anonimato


Os chats propiciam a todos que dele participam uma forma anônima de participação, ou seja,você não será identificado a menos que deseje fazê-lo. Jamais faça uso dessa prerrogativa para o uso de palavras agressivas ou de baixo calão. Atitudes desse tipo somente denotam falta de educação, preparo para o convívio social e mesmo imaturidade.



Idioma


Se você acessar um chat internacional ou de um outro país esteja preparado para se comunicar em inglês ou no idioma nativo do país, não espere ser entendido no seu próprio idioma. Se você não estiver apto, opte pelos chats do seu idioma.




ETIQUETA NO FTP



# Você deve dar o seu endereço eletrônico quando lhe é pedida a password num servidor de FTP. Se der erro, tente de novo, introduzindo "guest" quando lhe é pedida a password. O username (ou login) deve ser "anonymous", em ambos os casos.


# Quando possível, tente limitar as transferências de grandes arquivos (> 1 MB) para momentos fora do horário de expediente.


# Tenha em conta as restrições horárias (se existentes) do servidor de FTP. Pense em termos de hora local do servidor a que está a aceder e não da sua hora local.


# Transfira os arquivos diretamente para o seu computador e não para a sua área reservada no servidor a partir do qual tem acesso à Internet.


# É da responsabilidade do usuário a leitura dos acordos de copyright e licenciamento do software. Se o programa é shareware e lhe é útil, envie aos autores o valor de registo especificado. Se subsistir alguma dúvida, não copie o software, pois poderá cair no erro de transferir software comercial de/para o seu computador, como é por vezes possível encontrar em alguns servidores FTP. O suporte aos usuários dos programas transferidos deve ser pedido aos autores originais do software.




ETIQUETA NOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO E MAILING LISTS



# Algumas mailing-lists têm pouco tráfego, outras podem encher a sua caixa de correio com centenas de mensagens por dia. Só devem ser assinadas as mailing-lists realmente necessárias, pois o tratamento das várias mensagens ocupa recursos informáticos.


# Quando adere a uma mailing-list ou fórum de discussão (newsgroup), leia as mensagens durante alguns dias para ver que gênero de discussões são tidas e para ver quais são os tópicos não considerados no tema da mailing-list. Quando se sentir mais familizarizado com o grupo, poderá começar a participar mais activamente.


# Averigue se existe uma FAQ (Frequently Asked Questions) no grupo em que deseja participar. Os usuários mais antigos incomodam-se quando são repetidas as mesmas perguntas dia após dia.


# Siga todas as instruções publicadas pelo moderador da mailing-list ou do grupo. Ele estabelece a "Netiqueta" local.


# Não se esqueça que algumas mailing-lists ou fóruns de discussão têm membros de diferentes países. Não assuma que eles poderão compreender uma referência à Televisão, Cinema, Cultura ou outros acontecimentos no seu país. Se for indispensável utilizar uma referência, explique-a.


# Não participe numa mailing-list ou fórum de discussão apenas para enviar mensagens provocatórias - isto fará com que os administradores se preocupem e lhe possam cortar o acesso à rede.


# Mantenha todas as suas questões e comentários dentro do tema do grupo. Se outra pessoa colocar uma mensagem fora do tema do grupo ou mailing-list, não responda para não gerar uma discussão completamente fora do tema.


# Quando alguém coloca uma mensagem fora do tema do grupo e outra pessoa critica essa mensagem, não responda dizendo "Pode não ter gostado, mas eu e talvez muitas outras pessoas acharam mensagem original bastante interessante. Deixe-o escrever e pare de dizer que estamos fora do tema do grupo".


# Quando estiver ausente durante mais de uma semana, cancele a assinatura das mailing-lists em que estiver inscrito, para evitar um sobre-dimensionamento da sua caixa de correio.


# Se puder responder a uma pergunta específica de outra pessoa, faça-o através de correio eletrônico privado. É que 20 pessoas que respondam à mesma pergunta publicamente podem encher rapidamente as caixas de correio dos vários participantes na mailing-list.


# Quando citar outra pessoa, apague tudo aquilo que não for relevante para a sua resposta. Não cite todo o texto original quando isso não é necessário. Passe algum tempo a editar as citações feitas, de maneira a ter um mínimo que permita a compreensão da sua resposta. Ninguém gosta de ler uma citação longa pela terceira ou quarta vez, seguida da resposta "Eu também".


# Use o seu bom senso quando pensar em enviar uma cópia de uma mensagem longa para um grupo ou mailing-list. É preferível indicar qual é a fonte do documento e dar as instruções para que as pessoas o possam lá ir buscar. Se, por alguma razão, tiver que enviar uma mensagem longa, coloque uma advertência do tipo "MENSAGEM LONGA" no título ou no início da mensagem.


# Se fizer um crosspost (colocação de um artigo em vários grupos), inclua a lista com os nomes dos grupos no início da mensagem, desculpando-se antecipadamente por qualquer duplicação que possa existir.


# Resista à tentação de enviar uma "flame" (crítica destrutiva) a outros membros no grupo ou mailing-list. Lembre-se de que as discussões são públicas e devem permitir a troca de impressões construtivas. Trate os outros membros do grupo da mesma maneira que gostaria de ser tratado.


# Quando colocar uma questão num grupo, peça que lhe enviem directamente as respostas. Coloque depois um resumo das respostas à sua questão no grupo.


# Quando responder a uma mensagem num determinado grupo, verifique que o seu destino é o correcto: uma pessoa ou o grupo inteiro. Pode ser embaraçoso responder publicamente, enviando uma mensagem que tinha sido pensada apenas para um indivíduo.


# Quando assinar uma mailing-list, deverá guardar a carta de confirmação de inscrição que recebeu. Assim, se estiver ausente durante algum tempo, terá o endereço original para onde deve enviar o pedido de cancelamento de subscrição.


# Quando subscrever uma mailing-list, use o seu endereço eletrônico pessoal e nunca um endereço eletrônico que seja partilhado por várias pessoas.


# Ocasionalmente, outras pessoas que não estão familiarizadas com os mecanismos de funcionamento da Internet e com a Netiqueta, poderão enviar directamente para a mailing-list o pedido de subscrição ou cancelamento de subscrição. Seja tolerante nestes casos e ajude essa pessoa (diretamente, por correio eletrônico), em vez de a criticar imediatamente.


# As outras pessoas na mailing-list não estão interessadas nos seus desejos de subscrição ou cancelamento de subscrição. Qualquer pedido deste género deverá ser enviado para o endereço administrativo da mailing-list e nunca para a própria mailing-list. O endereço para este tipo de pedidos é normalmente: listname-REQUEST@servidor ou listname-OWNER@servidor ou majordomo@servidor Normalmente, para a subscrição ou cancelamento, a mensagem deverá conter: SUBSCRIBE nome_mailing-list o_seu_nome_ou_o_seu_endereço ou UNSUBSCRIBE nome_mailing-list




ETIQUETA NA WWW



# Não inclua gráficos muito grandes nos seus documentos HTML. É preferível ter pequenas imagens onde o usuário pode clicar para aumentar a imagem pretendida. Alguns usuários com acesso ao WWW utilizam linhas de baixa velocidade (como num acesso por modem) e a transferência destas imagens pode demorar bastante tempo.


# Quando inserir arquivos de vídeo ou som, inclua, ao lado do arquivo, a sua descrição e o seu tamanho, para que o usuário possa fazer uma estimativa do tempo que demorará a transferi-lo.


# Utilize nomes nas URL o mais simples possíveis, evitando "jogos" de letras maiúsculas e minúsculas. Alguns usuários não sabem que a maior parte dos servidores são sensíveis ao tipo de letra (maiúscula ou minúscula) ou então têm conhecimento verbal de uma URL e "não é fácil" distinguir letras maiúsculas ou minúsculas.


# Sempre que tiver uma dúvida sobre uma URL, tente aceder primeiro ao domínio da mesma (por exemplo, http://www.esoterica.pt/ se a URL era http://www.esoterica.pt/newbie/internetes.html) , navegando depois nesse servidor para localizar a URL mais específica. A maior parte das URL começam por www, tendo depois o domínio do servidor, por exemplo: http://www.cern.ch http://www.fau.edu http://www.ibm.com http://www.esoterica.pt


# Uma URL que contenha apenas um imagemap (imagem clicável) e nenhum texto, poderá ser inútil para os usuários que não tenham acesso a um browser (visualizador) de WWW em modo gráfico. Inclua sempre opções textuais nos seus documentos.


# As ligações no WWW podem consumir bastante largura de banda. Com browsers gráficos, quando não são necessárias imagens para obter a informação desejada, é uma boa ideia, tanto em termos de velocidade como de economia de largura de banda, desligar a opção de transferência de imagens.


# Os autores de documentos HTML deverão sempre proteger os seus documentos com os símbolos (tm) Trademark ou (c) Copyright.


# Os autores de documentos HTML deverão sempre incluir um endereço eletrônico no final de cada documento. Um usuário poderá querer contactá-lo acerca do documento e não o conseguir fazer se não tiver esse endereço.


# Se incluir o URL no final do documento HTML, os usuários que imprimirem as suas páginas saberão sempre onde as poderão consultar no futuro, por exemplo, URL=http://www.fau.edu/rinaldi/net/web.html.


# Sempre que possível, os autores de documentos HTML deverão indicar a data da última actualização dos seus documentos para que os outros usuários possam saber qual é a "idade" da informação a que acedem.


# O não respeito pelas leis de copyright, e material obsceno ou ilegal encontrado em locais no WWW podem violar leis locais, nacionais ou internacionais. Os autores de documentos HTML serão sempre os responsáveis por aquilo que colocam à disposição ou permitem consultar aos outros usuários.

Related post



0 comments:

Postar um comentário