O seu cão tem mau hálito? Ele come vagarosamente, como se estivesse cheio de cuidados? Você já notou se ele apresenta dor ou sangramentos orais ao se alimentar? Ou se tem uma crosta de odor azedo e com coloração de amarelada a marrom perto das gengivas? Qualquer um desses sintomas pode indicar a presença da doença oral, um problema grave e doloroso que exige cuidados veterinários. A causa primária da maioria das doenças orais é a placa bacteriana, um filme incolor que se deposita sobre os dentes e contém uma vasta quantidade de bactérias patológicas. Uma vez que seu cão ou gato não escova os dentes como você, esta placa pode evoluir para a formação de tártaro supra e subgengival. O resultado é edema, vermelhidão e inflamação das gengivas (gengivite), podendo evoluir para a doença periodontal, que potencialmente destrói as gengivas e o tecido de sustentação dos dentes.
Há riscos significativos associados à debilidade da saúde oral.
- Por volta dos três anos de idade, a maioria dos cães e gatos passa a apresentar um ou outro sinal de doença oral.
- A doença periodontal em animais está associada a patologias de fígado, rins e coração.
- A doença periodontal em animais pode levar à uma debilidade orgânica geral.
A boa notícia é que as doenças orais podem ser prevenidas e tratadas na maioria dos casos. Peça para seu veterinário fazer um exame completo da cavidade oral de seu animal e agende limpezas dentais regulares para ajudar a manter seu cão ou gato no auge da saúde.
Alimentos comerciais secos comuns oferecem um benefício sobre a saúde oral, pois a quebra dos grãos do alimento pelos os dentes causa um ligeira raspagem na superfície dental. No entanto, há alimentos especialmente formulados para promover uma limpeza dental muito mais eficaz. Peça ajuda a seu veterinário para escolher o melhor alimento para seu animal.
Caso o seu cão ou gato apresente qualquer um desses sintomas de doença oral, consulte seu veterinário imediatamente. Fonte
0 comments:
Postar um comentário