sábado, junho 21, 2008

Teste de Motivação

Standard

Suas atitudes, decisões e ações em sala de aula são essenciais para criar um ambiente motivador. Ao responder com a máxima honestidade esse teste, você vai descobrir se está pondo lenha na fogueira da motivação dos alunos ou despejando nela baldes de água fria.


ATENÇÃO:


Selecione, no máximo, duas alternativas em cada item, com exceção do item 4, no qual você poderá escolher todas as alternativas verdadeiras para o seu caso. Ao final, consulte o gabarito, some os pontos que você fez e veja em qual faixa você se encontra.


1 - A aula vai começar. Assinale a frase que melhor traduz o seu estado de espírito.


a -"Será que vou ter forças para sobreviver até sexta feira nesta escola ?"


b - "O primeiro aluno que bancar o engraçadinho na sala de aula vai se ver comigo. Eles querem guerra? Pois vão ter!"


c - "Tomara que esta semana seja bem melhor que a anterior."


d - "Preparei um monte de desafios interessantes para as próximas aulas. Estou louco(a) para ver como eles vão reagir".


2 - Marque os comentários que mais correspondem ao que você, em geral, sente por seus alunos.


a - "Adoraria se fossem raptados coletivamente por um disco voador."


b - "A maioria é boa, mas alguns não querem nada com nada."


c - "São muito diferentes, fazem coisas que às vezes me emocionam e outras me deixam de cabelos em pé, mas gosto muito de todos eles".


d - "Procuro compreendê-los."


3 - Assinale as afirmações que você poderia fazer , em relação à(s) disciplinas(s) que ensina.


a - "Domino completamente o conteúdo e a metodologia e não preciso aprender mais.


b - " Interesso-me bastante e procuro, no dia a dia, aperfeiçoar o domínio do conteúdo e da metodologia.


c - "Muitas vezes preciso ensinar coisas que estão no currículo, mas não me interessam e não sei ao certo para que servem na vida real ."


4 - Assinale todas as afirmações que você poderia fazer em relação às suas atitudes durante as aulas.


a - Procuro estimular os alunos a questionar as minhas idéias.


b - Estou sempre disposto(a) a ajudar.


c - Tenho dificuldades em criar um ambiente descontraído.


d - Faço com que os alunos compreendam que errar faz parte da aprendizagem.


e - Não costumo aceitar decisões da classe.


f - Antes de dar a minha opinião, escuto as dos alunos.


g - Na maior parte do tempo, a palavra está comigo. Raramente faço perguntas, desafio os alunos com problemas ou os estimulo a agir.


5 - O que você sabe sobre os seus alunos ?


a - O nome dos que mais se destacam.


b - Características gerais, como nível sócio-econômico e cultural das famílias.


c - Seus principais interesses, sonhos e preocupações.


6 - Um(a) colega conta que, antes de iniciar a aula, reserva alguns minutos para uma "roda da conversa", para que os alunos tenham a oportunidade de contar alguma novidade, comentar uma notícia, dizer como estão se sentindo e planejar com o(a) professor(a ) o que vão fazer . Você...


a - …pensa : "Quanta perda de tempo! Desse jeito ele(a) nunca vai vencer o conteúdo".


b - ...pergunta: "E como você utiliza, na sua aula, as informações que os alunos trazem para essa roda da conversa?".


c - ...pergunta: "E como você utiliza, na sua aula, as informações que os alunos trazem para essa roda da conversa?".


7 - Você vai começar a trabalhar um novo tema com os alunos. Como procede?


a - Explico o assunto da forma mais clara possível.


b - Faço perguntas para descobrir o que os alunos já sabem sobre o assunto.


c - Procuro relacionar o assunto com a vida cotidiana e com os interesses da turma.


8 - Assinale o tipo de estratégia que você usa mais freqüentemente em sala de aula.


a - Exposições orais, cópias e ditados.


b - Trabalhos em grupo e estudos do meio.


c - Projetos que encorajam os alunos a resolver problemas reais, a fazer algo que seja interessante para eles, utilizando os conhecimentos adquiridos.


9 - Ao entrar na sala, você percebe que o ambiente está sujo e muito bagunçado. Que atitude toma ?


a - Nenhuma. O importante é começar a aula o quanto antes.


b - Chama alguém da diretoria para ver o estado deplorável da sala e tomar providências.


c - Pergunta aos alunos o que aconteceu e, depois de ouvi-los, convida-os a, junto com você, rapidamente organizar o espaço antes de iniciar a aula.


10 - Assinale os recursos que estão à disposição dos alunos e que você utiliza regularmente.


a - Quadro negro e giz.


b - "Cantinhos" com materiais relativos a diferentes áreas do conhecimento, computador, oportunidades de participar de excursões, visitas a museus, teatros…


c - Livros, dicionários, jornais e revistas.


11 - Você utiliza os resultados das avaliações …


a - …verificando quais alunos estão com desempenho abaixo da média e providenciando medidas de recuperação.


b - …elogiando os melhores alunos e deixando bem claro aos demais o quanto são incapazes.


c - …mostrando o quanto os alunos avançaram e convidando cada um a comparar os resultados que obteve com as metas que havia estabelecido para si mesmo.


Gabarito
































































































































Questão



A



B



C



D



E



F



G



1



0




0




1




2







2



0




0




2




1







3



0




1




0








4



1




1




0




1




0




1




0




5



0




1




2








6



0




1




1








7



0




1




2








8



0




1




2








9



0




1




2








10



0




2




1








11



1




0




2














Resultados:


Menos de 13 pontos



Água Gelada: Alerta vermelho! A desmotivação está colocando em perigo sua realização pessoal e a aprendizagem dos alunos


Entre 14 e 21 pontos


Vento na Fogueira: Você faz o possível para estar atento(a) às necessidades dos alunos e apresentar a eles objetivos e tarefas que lhes permitam satisfazê-las.


Mais de 21 pontos


Gasolina Pura: Parabéns! Você adora o que faz, e seus alunos estão descobrindo o prazer de nunca perder a motivação de aprender.


Madza Ednir é pedagoga e presta serviços de consultoria em comunicação e educação ao Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), à Fundação Victor Civita e ao Instituto Ayrton Senna, onde edita o jornal "Campeão de Cidadania". É co-autora do conjunto de publicações "Todos pela Educação no Município" (CECIP/Unicef, 1992), que divulgam as recomendações de Jomtien no Brasil, de cartilhas, de manuais e de uma fotonovela, buscando tornar acessíveis a amplas camadas da população os seus direitos de cidadania. Foi editora de jornais dirigidos a educadores, como o "Paulicéia Educação", da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1983-1985) e o "Escola Agora", da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo (1995-1998).


Fonte: Revista Nova Escola, Editora Abril


http://poupatempo.blogspot.com

Related post



0 comments:

Postar um comentário